Pitbulls que atacaram professor de Muay Thai faziam segurança de terreno de obra, revela tutor
01/07/2025
(Foto: Reprodução) O ataque ocorreu no último domingo (29), em Ponta Porã. A situação foi registrada em vídeo. Pitbulls que atacaram professor de Muay Thai faziam segurança de terreno de obra
As cadelas da raça Pitbull, que atacaram o professor de Muay Thai, Ernesto Chaves, de 33 anos, na manhã de domingo (29), em Ponta Porã (MS), faziam a segurança do terreno de uma obra. A vítima imobilizou os animais após cinco minutos de luta. A situação foi registrada em vídeo.
O empresário Nerival Silva Menezes, tutor dos animais, relatou que os cães foram soltos por usuários de drogas que rondam o terreno para furtar materiais de construção. A Polícia Civil investiga se a versão do homem é a que realmente aconteceu.
"Elas não escaparam, foram soltas por usuários de drogas que queriam entrar no local para roubar. Eles estavam rondando para roubar de novo e não conseguiam entrar por causa das cachorras, provavelmente eles foram lá, abriram o portão para as cachorras sair e eles entrarem".
Conforme informado pela delegada que investiga o caso, Elisângela Cristaldo, logo após o ataque os animais foram recolhidos para a casa do tutor.
“Os cães ficam com ele porque não temos local. A prefeitura não tem CCZ [Centro de Controle de Zoonoses], não tem local para ficar. Eles são vacinados, estão todos corretos”, explicou.
ENTENDA SOBRE O CASO:
Cães que atacaram professor de Muay Thai continuam com tutor, diz polícia
'Vieram pulando, achei que queriam brincar', diz lutador que imobilizou pitbulls ao ser atacado
De acordo com o tutor dos animais, o local onde as cadelas são mantidas teve a estrutura reforçada.
"Os cachorros estão no mesmo local, presos. Reforcei a tranca do portão, estão bem alimentados. Já conversei com o Ernesto, prestei toda ajuda necessária".
O caso segue em investigação e o tutor dos animais responderá por omissão de cautela na guarda ou condução animais, que é considerada como um crime de menor potencial ofensivo. Portanto, o homem pode assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), documento que registra a ocorrência.
Ataque e pitbulls imobilizados
Ernesto fazia um treino de corrida quando foi surpreendido pelos cães. A princípio, achou que os cães queriam brincar.
Praticante das artes marciais há 13 anos, Ernesto utilizou de seus conhecimentos em defesa pessoal para se proteger. Foram cerca de cinco minutos até conseguir imobilizá-los. Em seguida, outras pessoas o ajudaram com cordas para amarrar as cadelas. Logo depois chegaram as equipes da polícia e do Corpo de Bombeiros.
“Quando percebi que eles estavam me atacando, eu tentei sair. Sou um cara treinado, da área do Muay Thai, treino Jiu-Jitsu também, já vi algumas coisas de defesa a ataques de cães, mas eu achei que ia morrer, de verdade. Eles são extremamente fortes, achei que não ia aguentar”, explicou.
A vítima foi encaminhada ao hospital com diversos ferimentos, entre eles, uma mordida na perna e um dedo da mão, quebrado.
Professor de Muay Thai imobilizou cachorros.
Arquivo pessoal/Reprodução
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: